Você já conhece a história da Akmey?

Você já conhece a história da Akmey?

A Akmey Biotecnologia têxtil nasceu com o intuito de transformar os processos têxteis, em processos SUSTENTÁVEIS, após anos presenciando desperdícios, processos longos e produtos químicos extremamente agressivos para o meio ambiente.

Ela foi fundada em 2003 na cidade de Gaspar – SC onde os fundadores formaram seu negócio de representação, sendo inicialmente uma empresa familiar. O nome da empresa originou-se na junção dos nomes Japoneses dos 3 filhos mais velhos.

A decisão de iniciar seu próprio negócio, surgiu quando observaram que em muitos processos têxteis industriais havia vários pontos que poderiam ser melhorados, a fim de se evitar grandes desperdícios, de tornarem-se mais sustentáveis e ecologicamente corretos. Iniciou-se então toda uma pesquisa, para se encontrar a melhor TECNOLOGIA. Havia várias técnicas utilizadas e difundidas nos países estrangeiros, mas que pouco se conhecia no Brasil, surgiu então a ideia da utilização de ENZIMAS para o ramo têxtil no Brasil.

Para tudo isso tornar-se possível, foi realizada uma parceria com a empresa especializada na fabricação de enzimas. Os dois fundadores já possuíam uma vasta EXPERIÊNCIA no ramo têxtil, mas com o intuito de buscar sempre o melhor, realizaram ESPECIALIZAÇÕES em enzimas, durante 1 ano na China, que é o principal polo de produção e comercialização de enzimas.

Em 2008, transferiram sua sede para a cidade de Indaial – SC, transformando-se em indústria produtora de SOLUÇÕES BIOTECNOLÓGICAS e deixando de ser representação. Outro grande passo foi a instalação de um LABORATÓRIO para o DESENVOLVIMENTO do seu próprio portfólio de produtos, uma sala específica para o armazenamento das enzimas e uma maior capacidade para o estoque de pedidos em grandes quantidades.

Em 2015, a Akmey recebeu um investimento do Fundo FIMA – KPTL (Fundo de Inovação em Meio Ambiente), tornando-a REFERÊNCIA em soluções e INOVAÇÕES em PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS para beneficiamento têxtil, vindo a tornar-se uma S.A. com diversos investidores. A partir deste ponto a empresa reestruturou todo seu parque fabril.

Com a expansão, em 2016, foi aberta uma empresa sócia, situada em Honduras a RETHINK, onde parte dos fundadores iniciaram os trabalhos com os clientes da América Central.

Em 2017 realizou sua certificação ISO 9001-2015 comprovando ainda mais sua qualidade e a procedência dos produtos que são entregues aos clientes.

Sempre buscando inovação, em 2018 realizou o lançamento da linha de corantes nano encapsulados SUSTENDYE’s, que eliminam a necessidade de vaporização ou termofixação e reduzem a necessidade de água. Trazendo ao mercado mais um produto inovador visando a sustentabilidade dos processos.

Em 2019 o Sustendye foi levado para a Rehink, alavancando ainda mais os negócios na América central.

Já em 2020, pensando em levar cuidado as pessoas entrou no mercado de sanitizantes, lançando a linha Biofresh. Atualmente a empresa conta com 15 funcionários, desde técnicos externos até o setor produtivo, com um parque fabril de 1200 m².